domingo, 21 de novembro de 2010

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias

a) - Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
R
: Com certeza, utilizando as tecnologias, não faríamos as mesmas coisas de antes, porque estaremos inserindo novos instrumentos e consequentemente, estaremos desenvolvendo novas metodologias que irão de encontro com a linguagem do alunado de acordo a contemporaneidade, dessa forma temos a possibilidade de promovermos um mecanismo educativo contextualizado, uma vez que cada homem é fruto do seu tempo, portanto para não cairmos na tentação do anacronismo devemos trabalhar dentro da realidade na qual os alunos estão inclusos.

b) - Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
R
: Haverá profunda mudança, pois considero que a relação: humano e tecnologia é uma questão impactante, que a maioria dos docentes e até do alunado, ainda não estão preparados para vivenciar, isso certamente ocorre não pela má vontade, mas, por inúmeras questões que envolvem variados fatores, inclusive o processo histórico de exclusão social muito enraizado na formação da nação brasileira, onde muitos infelizmente não têm acesso a uma estrutura física escolar decente, muito menos a informática e uma série de outras tecnologias atualmente existentes. Penso que para a educação passar por transformações, ela tem que atender as necessidades de todos, sem exclusão alguma, senão a inserção do computador será mais um procedimento com grande possibilidade de fracasso, se todo o sistema não for rigorosamente reestruturado, nisso evidentemente está incluso a atuação diferenciada do docente.

c) - O que mudará na aprendizagem do aluno?
R
: Muita coisa mudará inclusive o senso crítico e a capacidade de análise de determinadas questões praticamente inaceitáveis, mas, que ainda perduram por aí. Acredito que talvez os alunos sintam-se mais inclusos, pois, terão como serem sujeitos atuantes do processo educativo e poderão por em “prática” grande parte daquilo que sabemos que está ocorrendo somente no âmbito da teoria, afinal tudo que é inovador é atrativo e bom o bastante para ser executado, porém, acho pertinente ressalvar que as teses que elaboramos no campo das idéias, que se transformam em projetos, com metas traçadas, a espera de bons resultados podem sofrer alterações, cujo resultado pode ser surpreendente tanto para mais quanto para menos, mas nunca acontece como no proposto. Portanto devemos, sobretudo, estarmos preparados para os efeitos da tese, da síntese e da antítese. Pois é sabido reconhecer e analisar a dinâmica que envolve a sociedade humana.

d) - Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
R
: Domínio do conhecimento acerca das tecnologias, Planejamento com aplicação dos conceitos mais evidenciados no sistema educacional como, por exemplo, os conceitos de interdisciplinaridade, de transversalidade. Apropriação de mecanismos ligados a área da informatização assim como das diferentes áreas de conhecimento, ou seja, o profissional deverá adequar-se a uma realidade multifuncional sem medo de frustrar-se.


e)- Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
R
: Poderemos sim, mas concomitantemente tem que haver muita vontade e ação política, a mudança deve partir do macro (Sistema) o micro que são as UEs (docentes) será um instrumento dessa atitude de MUDANÇA, mas não o principal ou único responsável.


Anubia Rodrigues Sobrinho.

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