Autonomia, sobretudo significa Independência e a conquista dessa condição simbolizou um importante passo para chegarmos na atualidade como habitantes do mais jovem Estado da Federação brasileira, composto por uma diversidade incomparável no qual denominamos de Tocantins.
Portanto devemos nos orgulhar por termos construído nossa história com nosso modo único de ser, através das inúmeras identidades existentes aqui. Para isso precisamos agradecer ainda a contribuição do povo; maranhense, piauiense, goiano, paraense e outros como autores cruciais nessa construção.
Nesse sentido o mais importante é buscarmos considerar tanto a conquista da Autonomia quanto da criação do Tocantins, como algo desenvolvido pelo processo histórico de interiorização e povoamento do território brasileiro, que envolveu e ainda envolve muitas questões, e não nos atermos somente ao discurso ideológico às vezes forjado por determinados personagens, principalmente políticos, que cismam se transformarem em Heróis, construindo uma tradição inventada visando essencialmente manipular a opinião pública.
O Tocantins é autônomo porque seu povo quis assim. Eu, você enfim nós nos permitimos sermos autores sociais da nossa inconfundível história às vezes cheia de contradições, porém feita da nossa maneira, jeito“Jeca sim senhor” com todos os hábitos culturais dos cidadãos sertanejos que sabem muito bem definir o que querem ou ao menos batalha para isso.
A Autonomia do Tocantins é fruto do desejo de independência de seres alimentados pelas riquezas do Cerrado, que jamais esquecem suas raízes e luta pela sobrevivência, apesar das injustiças que ainda ocorrem por aqui, mas com certeza como bons desbravadores que somos conseguiremos superar e nos libertar.