sábado, 25 de junho de 2011

II Seminário Pedagógico: bases de conhecimento intra e intercultural de educação bilíngüe intercultural - UFG. 16 e 17 de junho de 2011.

Nesse encontro foram apresentados diferentes trabalhos abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos universtitários indígenas, do curso de Licenciatura Intercultural, esses estudantes por sua vez também assumem a atividade de docência nas escolas existentes em várias aldeias.

O evento decorreu através da realização de mesas redondas onde houve a exposição teórica com as devidas evidências dos autores envolvidos, no caso os professores universitários da UFG, responsáveis pelo desenvolvimento da experiência inovadora do curso de Licenciatura Intercultural.

Dessa maneira, nós enquanto técnicos da SEDUC-TO, que atuamos na área da Educação Escolar Indígena, tivemos a oportunidade de participarmos ativamente das discussões durante o intervalo de cada apresentação que se definiam como Comitês, divididos da seguinte forma: Comitê Tapuio, Comitê Tapirapé, Comitê Karajá, Comitê Javaé, Comitê Karajá-Xambioá, Comitê Xerente, e Comitê Apinaje.

É importante frisar que todas as apresentações foram norteadas por abordagens acerca dos conceitos de interculturalidade, transdisciplinaridade, bilingüismo, multiculturalismo, temas contextuais e intra e interculturais, dentre outros. Assim pudemos aprofundar nossos conhecimentos em relação à proposta que a universidade está buscando construir junto às comunidades indígenas.

Em suma no desenrolar das atividades além de promovermos distintas reflexões, conseguimos pensar coletivamente e propor possíveis encaminhamentos, dando nossa contribuição na construção de uma proposta educacional envolvente que possa atender melhor as expectativas das comunidades indígenas, permitindo, sobretudo que as mesmas sejam continuamente as principais autoras desse processo.

Anubia R. Sobrinho